Em Tabatinga, produtores de áreas de várzea recebem visita de Ater do Idam

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Tabatinga (Idam/Tabatinga) tem realizado visita de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos produtores rurais e agricultores familiares que produzem em áreas de várzea. O objetivo é verificar a situação de algumas culturas que estão sendo afetadas com o aumento do nível das águas.

As visitas iniciaram na última quinta-feira (11) nas comunidades Vila Eternidade, Vila Nova e Araçari. Segundo o gerente do Idam/Tabatinga, Raimundo Brandão, durante a ação foi verificado que a cultura da banana, cujo o plantio é feito em área de várzea, pode ser a mais prejudicada com os efeitos da subida do rio.

“Por outro lado, nesse início do período de enchente, o cardume do pescado está visível, com o isso os ribeirinhos passam a pescar e ter uma nova renda com a venda do peixe que é feita na sede do município”, destacou o gerente.

O gerente do Idam Raimundo Brandão afirma que o cardume do pescado fica mais visível com a enchente

Segundo Raimundo, as comunidades continuarão sendo monitoradas para que os possíveis impactos na produção agrícola possam ser contornados. A intenção é buscar alternativas para diminuir os prejuízos e as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais durante o período de cheia.

Na oportunidade, foi realizado ainda a entrega do Cartão do Produtor Primário (CPP) aos produtores rurais e agricultores familiares das comunidades visitadas. Um total de 12 CPPs foram entregues.