A busca pela qualidade na produção de hortaliças reúne agricultores de Iranduba em Dia de Campo

IMG_6350
Agricultores aprendendo técnicas para cultivo de hortaliças em sistema de hidroponia
Foto: Dyego Diniz

Para apresentar técnicas que aumentem a produtividade e melhorem a qualidade das hortaliças comercializadas no Estado, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), reuniu cerca de 150 agricultores familiares do município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) para participar de Dia de Campo. O evento é resultado do convênio Pacto Federativo nº 720332/2009 firmado  entre o Governo do Amazonas por meio do IDAM e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O foco da atividade foi o cultivo de hortaliças em sistema de plasticultura (cultivo coberto com plástico), onde para cada etapa da cadeia produtiva foi utilizada a dinâmica da divisão de estações, que iniciou com a explicação dos tipos de casas de vegetação e as mais utilizadas na região. Considerada um dos processos mais importantes da cadeia, a produção de mudas foi a segunda estação visitada pelos agricultores.

IMG_6187
Produção de mudas
Foto: Dyego Diniz

Em continuidade as técnicas aplicadas, os instrutores destacaram a importância do preparo do solo, fertirrigação, condução da cultura do pimentão em cultivo protegido, principais pragas e doenças da região e como realizar a colheita e pós-colheita para manter a qualidade do produto e fazer com que ele chegue à mesa do consumidor dentro dos padrões de higiene e qualidade.

Para o diretor presidente do IDAM, Edimar Vizolli, o Dia de Campo é uma oportunidade para reunir agricultores e integrar as parcerias com as instituições ligadas ao setor primário, que juntas tem um único propósito de alavancar a produção agropecuária do Amazonas, e com a assistência técnica é possível alcançar melhores resultados no meio rural. “Os desafios no campo são muitos, mas temos a missão de levar os conhecimentos técnicos para o pequeno agricultor por meio de extensionistas experientes, preparados e motivados”, disse.

O secretário de Estado da Produção Rural, Valdenor Cardoso, enalteceu o trabalha desenvolvido pelo IDAM, e disse que os melhores técnicos estão na instituição sempre lutando por uma agricultura forte. Valdenor destacou a importância dos agricultores para o Estado. “Vocês agricultores são doutores da terra e tem a capacidade de produzir alimentos com qualidade. Precisamos das mãos calejadas e do suor dos senhores para alimentar nossas crianças, e cabe a nós técnicos compartilhar os nossos conhecimentos”, destacou.

Segundo o gerente da Unidade Local do IDAM em Iranduba, Favilla Gentil Neto, as tecnologias apresentadas durante a metodologia vão ajudar ao agricultor a produzir mais em uma mesma área, além de diminuir a incidência de pragas e doenças. Favilla ressaltou que Iranduba é o maior produtor de hortaliças em cultivo protegido, por isso, aposta em novas técnicas para ampliar ainda mais a produção.

IMG_6111
O agricultor Aloísio Pollmeier, falando sobre sua experiência em utilizar novas tecnologias para o cultivo de culturas agrícolas
Foto: Dyego Diniz

O local onde foram realizadas as atividades pertence ao agricultor Aloísio Pollmeier, 57 anos, que trabalha com o cultivo de culturas agrícolas há oitos anos e utiliza as novas tecnologias de cultivo como o plantio do tomate e pimentão em vaso, sistema de plasticultura e hidroponia. Para ele, o produtor tem que gostar do que faz e está sempre acompanhado as novas tecnologias para que a atividade possa render bons resultados e retorno financeiro, outra dica importante é diversificar a produção com outras culturas.

image4
Entre os mais de 150 agricultores que participaram da atividade a agricultora Francisca Carneiro Ximenes, foi conferir de perto as técnicas.
Foto: Dyego Diniz

A agricultora Francisca Carneiro Ximenes, 53 anos, que participou do evento, disse que a iniciativa foi louvável e aproveitou a ocasião para esclarecer dúvidas sobre o plantio de algumas culturas agrícolas. Ela e a filha Diandra Ximenes, 22 anos, se mudaram há quase um ano para o município de Iranduba e na propriedade elas pretendem cultivar as culturas do pimentão, coentro, tomate e plantas medicinais. Segundo Franscisca, uma de suas preocupações é consumir alimentos de qualidade e sem agrotóxicos, por isso, vai cultivar o próprio alimento.

Essa atividade foi o segundo Dia de Campo realizado pelo IDAM este ano, o primeiro aconteceu na capital Manaus e destacou a importância da Piscicultura (criação de peixes) para o Amazonas. O próximo evento voltado para o cultivo da mandioca será realizada nesta terça feira, 18 de novembro, em Rio Preto da Eva.

IMG_6397
Encerramento do evento
Foto: Dyego Diniz

Dia de Campo – É um método planejado que visa mostrar uma série de atividades em uma mesma propriedade, realizado em um dia, com a finalidade de despertar interesse e motivar o público beneficiário a adotar determinada tecnologia que está sendo apresentada, além de divulgar os serviços prestados pela Ater e promover a integração dos diversos atores envolvidos, a níveis municipal, regional e até mesmo estadual.