Ação itinerante do Idam atende agricultores da comunidade Buçuzal, em Urucará

Serviços essenciais como emissão do Cartão do Produtor Primário (CPP), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) foram apresentados durante ação itinerante realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), na última semana, no município de Urucará (distante  259 quilômetros de Manaus).

As atividades iniciaram na comunidade do Buçuzal, e além dos serviços apresentados foram realizadas também palestras sobre as culturas do guaraná e mandioca, que estão entre as principais atividades desenvolvidas na comunidade. A ação itinerante deve atender as comunidades Divino Espírito Santo, Paraíso e Sol Nascente (localizadas a 29 quilômetros de Urucará) no início de novembro.

De acordo com a gerente do Idam de Urucará, Dulcilene Silva, a ação pretende atender um total de 170 famílias rurais. “O objetivo é que até dezembro deste ano, seja possível selecionar um público preparado para participar dos projetos e ações disponíveis para o setor primário”, destacou a gerente, ao ressaltar que os Projetos Prioritários do Idam para o município estão voltados para as cadeias produtivas da avicultura, mandioca e guaraná.

 “Com a visita do Idam na comunidade esperamos que as ações dos projetos prioritários aconteçam. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo vistos como produtores e acredito que seja possível aumentar a produção da nossa comunidade e do nosso estado. O pequeno produtor que faz alavancar a produção do estado e estamos acreditando nesse novo governo”, disse o presidente da Associação do Buçuzal, Raimundo Oliveira.

Os documentos emitidos durante a ação são indispensáveis para que as famílias tenham acesso ao crédito rural, aos programas de Aquisição de Alimentos (PAA), Regionalização da Merenda Escolar (Preme), como também benefícios sociais e outras políticas públicas disponíveis para o setor.