AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA O PROJETO ARPA/BMU

A Amazônia é o único bioma brasileiro que apresenta área e riqueza natural em escala suficiente para uma estratégia de conservação em longo prazo. O Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) concretiza essa possibilidade: a proteção de ecossistemas considerados chave para a manutenção e a integridade da região, sua fauna e flora.
Criado em 2002, o ARPA é um programa do governo federal que tem a ambiciosa meta de proteger 500 mil quilômetros quadrados do bioma Amazônia. A iniciativa visa fortalecer e ampliar a infraestrutura de Unidades de Conservação (UCs), permitindo seu pleno funcionamento e o cumprimento de sua missão de conservação da biodiversidade.
Suas atividades são financiadas com recursos da União, do Fundo para o Meio Ambiente Global ( GEF – Global Environment Facility), através do Banco Mundial , do WWF-Brasil e do banco alemão para o desenvolvimento KfW . Além disso, conta com a parceria da agência de cooperação técnica alemã GTZ e dos órgãos estaduais de gestão de meio ambiente.
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), por meio do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal – DATEF/DITEF e a Gerência de Apoio a Produção Não-Madeireira (GPNM) participou da reunião de planejamento de ações estratégicas para o projeto ARPA/BMU para estruturação das Unidades de Conservação de Uso Sustentável, que aconteceu nos dias 02 e 03 de abril, em Brasília/DF. Segundo Quênia Barros, gerente de Apoio a Produção Não-madeireira do Idam, no primeiro momento da reunião, houve uma apresentação dos resultados das oficinas realizadas com os gestores das RESEX e RDS nos estados do Amazonas, Acre e Pará, estes resultados deram subsídios para definir ações estratégicas, metas e indicadores mediante as ações nos Estados. Posteriormente com caráter mais operacional, foram discutidas as atividades que seriam planejadas e posteriormente implementadas ao longo do ano. As Organizações/Instituições que estavam presentes nesta reunião: IDAM, CEUC/AM, GTZ, ARPA/BMU, FUNBIO, ICMBIO, CNS e IDEFLOR.