Acolhidos da Fazenda da Esperança e agricultores familiares participam de curso de manejo de aves

Mais de 20 acolhidos na Fazenda da Esperança e agricultores familiares, no município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 km de Manaus), foram capacitados com o curso de Boas Práticas e Manejo na Criação de Aves Poedeiras. A ação foi realizada pela unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

Segundo o gerente do Idam/São Gabriel da Cachoeira, Edinelso Cabuia Maragua, participaram do curso 23 pessoas, entre acolhidos pela casa de recuperação e agricultores familiares das comunidades Santo Antônio e Boa Esperança.

“Lá eles trabalham com o plantio de mandioca, hortaliças, com a criação de galinha caipira e de suínos”, disse o gerente do Idam. Conforme Edinelso, o objetivo do curso é capacitar os acolhidos na realização de atividades agrícolas que, posteriormente, podem ser utilizadas como meio de trabalho para o paciente recuperado.

O curso foi ministrado pelo técnico em agropecuária da FAS, Salvador de Andrade, e a unidade local do Idam que deu apoio logístico. De acordo com Salvador, a parceria entre o Idam, a FAS e a Fazenda da Esperança já têm cerca de dois anos e periodicamente são realizadas visitas técnicas onde são ministrados cursos, palestras e oficinas para os acolhidos da fazenda.

A programação do curso contou com atividades teóricas sobre criação de aves poedeiras (aves para produção de ovos), as principais doenças que atingem esses animais, método de aplicação de vacinas, além da parte prática onde foram construídas chocadeiras artesanais. O curso sobre Boas Práticas e Manejo na Criação de Aves Poedeiras ocorreu na última sexta-feira(14).