Agricultor investe no plantio de tomate e pimentão em vaso para aumentar a produção

plantio-em-vaso

O Agricultor familiar Jean Sérgio Alcântara, de 40 anos, da AM 354, km 6, zona rural de Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus), que trabalha com o cultivo de tomate e pimentão em vaso, se tornou referência quando o assunto é investimento em novas tecnologias voltadas as atividades agrícolas. No município, o agricultor com apoio e assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) foi o primeiro a adotar o cultivo em vaso e produz em média 6 toneladas das culturas por ciclo.

Para investir na área de plantio, o agricultor contou com apoio da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), que por meio do programa de microcrédito Banco do Povo, proporcionou recursos para que pudesse construir a casa de vegetação e adquirir vasos de polietileno, insumos e sementes de qualidade para o desenvolvimento do cultivo.

cultivo-em-vaso-2

De acordo com  o engenheiro agrônomo e gerente de Crédito Rural do IDAM, Pedro Chaves, os recursos disponibilizados por meio das linhas de crédito proporcionam ao agricultor melhorias no desenvolvimento do cultivo e aumento da renda familiar.

“O crédito rural é o suprimento de recursos financeiros que auxiliam o agricultor familiar na estruturação e custeio das atividades rurais, além de proporcionar o uso de novas tecnologias nos sistemas de cultivo/criação, melhorando a produtividade, qualidade dos produtos e maior retorno econômico para o setor primário”, ressaltou Pedro Chaves.

Segundo o engenheiro agrônomo do IDAM em Manaquiri, Selmo da Costa, a equipe do IDAM incentivou o agricultor a utilizar o cultivo em vaso devido a grande incidência de pragas e doenças no plantio. “Antes o agricultor plantava diretamente no solo de forma convencional. E no plantio a incidência de pragas era grande, o que ocasionava baixa produtividade. Hoje, com acesso ao financiamento o agricultor conseguiu melhorar a produção com a utilização do cultivo em vaso com substrato de areia. Além disso, o agricultor trabalha com o sistema protegido (casa de vegetação) e investiu no sistema de fertirrigação, que consiste no fornecimento de água junto aos adubos, diminuindo os custos com mão de obra”, explicou Costa.

O cultivo em vaso também vem sendo incentivado pela Extensão Rural em outros municípios, a exemplo de Iranduba, que já registra agricultores trabalhando com a atividade, como é o caso do agricultor Aloísio Pollmeier, de 57 anos, da Rodovia Manoel Urbano (AM-070), km 27.