Agricultores de Fonte Boa recebem apoio logístico para garantir geração de renda

Entrega de equipamentos para facilitar o transporte da produção e incentivar a agricultura familiar

Visando a garantia de renda e abastecimento de alimentos nos municípios, o Governo do Amazonas, por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), tem incentivado a agricultura familiar com a entrega de máquinas e equipamentos para facilitar o transporte da produção. Na última semana, no município de Fonte Boa, a Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou a entrega de diversos equipamentos que beneficiou três associações de agricultores do município.

De acordo com o gerente do Idam em Fonte Boa, Júlio Belarmino Lins, entre os objetivos da ação está a melhoraria do escoamento da produção dos agricultores familiares oriundos tanto das áreas de terra firme, como de áreas de várzea, estradas e vicinais da sede do município. “Com o incentivo, os agricultores poderão comercializar a produção nas feiras e mercados municipais, garantindo o sustento das famílias fonteboenses, além de eliminar a presença do atravessador e os custos no transporte dos alimentos”, afirmou.

Entre as associações com projetos aprovados pelo FPS está a Associação dos Produtores do Setor Solimões de Baixo que adquiriu um motor 60 HP, uma lancha de alumínio e um caminhão, com capacidade para quatro toneladas. A Associação dos Moradores da Comunidade Nova Esperança também foi contemplada e recebeu um motor 40 HP, um caminhão com carroceria e uma canoa de alumínio.

Com proposta aprovada pelo FPS, a Associação Conjunta dos Produtores das Comunidades de Tupé, Boa União, Paraná do Tupé e Boca do Tupé também foi beneficiada e recebeu um cultivador motorizado e uma carreta agrícola com capacidade para 750 quilos, segundo informou o gerente.

“Com esse apoio logístico é possível desenvolver as atividades agrícolas no município, monitorar os lagos de manejo, assegurar a geração de renda e autossustento econômico, além de melhorar a qualidade de vida dos agricultores associados”, disse o gerente.

Para adquirir os equipamentos, os agricultores familiares precisam estar organizados em associações e solicitar ao Idam local a elaboração de projetos com propostas encaminhadas ao FPS. A ação conjunta tem como objetivo o fortalecimento da agricultura familiar, o incentivo a comercialização agrícola e a garantia de sustento das famílias.