Agricultores de Humaitá recebem incentivo de crédito rural para investimento nos cultivos de banana e macaxeira

Projetos de crédito rural voltados à aquisição de equipamentos e custeio para os cultivos de banana e macaxeira foram aprovados para o município de Humaitá (distante 697 quilômetros de Manaus). Ao todo, 20 agricultores familiares foram contemplados com os projetos elaborados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e financiados pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), na modalidade Microcrédito.

De acordo com a gerente do Idam em Humaitá, a engenheira agrônoma Gisely Melo, os 20 projetos aprovados totalizam um montante de R$ 172.278,34. Os valores serão repassados aos agricultores familiares em três parcelas conforme as etapas de produção, que vão desde a preparação de área, plantio, tratos culturais e colheita.

“Esses projetos irão apoiar agricultores familiares que cultivam em terra firme e em áreas de várzea. Essa é uma oportunidade para aquelas famílias que tiveram seus plantios prejudicados por conta da enchente de recomeçarem as atividades agrícolas”, disse a engenheira, ao destacar que as parcelas do recurso serão liberadas conforme laudo de vistoria técnica emitido pelo Idam.

Incentivo – Equipamentos como roçadeira, caixa d’água, motor bomba, motor rabeta, forno para produção de farinha, arame para cerca e triturador de ração foram financiados e estão sendo entregues aos beneficiários desde a semana passada. Os agricultores familiares que tiveram projetos aprovados junto ao programa são moradores das comunidades Paraisinho, Beem, Ipixuna, São Miguel, Alto Crato, Galileia e Flexal.