Agricultores do Careiro da Várzea recebem auxílio para escoamento da produção rural

Agricultores da Associação de Produtores Orgânicos (Renascer) do município de Careiro da Várzea receberam, na manhã desta terça-feira (30), um caminhão baú que vai auxiliar no escoamento da produção local. A associação está localizada na comunidade Peniel do Areal, no ramal do Cobra no Km 6,7 e possui 22 famílias associadas.

A entrega foi feita pelo secretário da Sepror, José Aparecido, que juntamente com o diretor-presidente do Idam, Luiz Carlos do Herval Filho e o gerente do Idam Careiro da Várzea, José Farias, visitaram algumas propriedades. Segundo o Secretário José Aparecido, esse momento vem de encontro à determinação do Governador Amazonino Mendes de fortalecer o setor primário. “ O caminhão certamente será de grande utilidade para o escoamento da produção e vai ajudar muitas famílias a produzir em grande escala, gerando desenvolvimento e qualidade de vida”, afirmou o secretário.

O veículo, que tem capacidade de 5 toneladas, foi adquirido com recursos de convênio firmando entre o antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) do governo Federal e o Idam no ano de 2012 e vai auxiliar o escoamento dos produtos orgânicos, como o abacaxi, tucumã, pupunha, cupuaçu, biribá, mandioca, macaxeira, banana, entre outros produzidos pela associação..Para o presidente do Idam, Luiz do Herval, a grande vantagem para as famílias da comunidade, será a comercialização. “Esse caminhão ficará sob a administração da associação, e assim, os agricultores vão poder levar esses produtos para Manaus com mais tranquilidade, combinando o dia da colheita e podendo vender seus produtores por melhores preços, já que não precisam pagar frete. E agora o objetivo é aumentar a produção”, explicou Luiz do Herval.

Segundo o presidente da Associação Renascer, Jorge Luiz dos Santos, os produtores receberam o auxílio no escoamento com muita alegria. “Hoje nós não somos mais esquecidos, sempre digo para os meus amigos agricultores: nós fazemos algo importante, produzimos alimentos de qualidade para levar pra capital. Por isso, só temos a agradecer ao Governo do Amazonas. Através do Idam e todo sistema Sepror, estamos conseguindo crescer a cada dia”, afirmou ele.