Agricultores e técnicos são capacitados em boas práticas de manejo e extração de óleo de copaíba em Jutaí

20150923_110131

Mais de vinte pessoas entre agricultores (as) e técnicos do município de Jutaí (a 751 quilômetros de Manaus) foram capacitados em boas práticas de manejo e extração de óleo de copaíba pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), no mês de setembro. Participaram da atividade agricultores das comunidades Vila Efraim , Vila Cruzeiro e Bate o Bico.

O objetivo foi mostrar as boas práticas de manejo e extração visando empregar qualidade ao produto, garantindo manutenção da floresta por meio da aplicação de técnicas adequadas.

A atividade foi ministrada pelo engenheiro florestal do IDAM Central, Luiz Rocha, com apoio dos técnicos em agropecuária Flávio Soares e Neuton Peres da Costa.

De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM, Júlio Góes, essas comunidades possuem um grande potencial para extração do óleo de copaíba, por isso, a Extensão Rural vem incentivando as boas práticas de manejo na região. Além disso, a atividade não gera impactos ao meio ambiente, e ainda ajuda na renda das famílias rurais.

Apesar do potencial que a atividade representa para o município ainda é preciso investir mais em formas de comercialização do produto. Para Júlio, a instalação de pequenas agroindústrias seria um estímulo para quem trabalha com a atividade. Atualmente, toda produção dessas comunidades é comercializada para o mercado local.