Agricultores familiares comercializam alimentos pelo PAA com doação simultânea e movimentam economia no interior do AM

Alimentos produzidos na agricultura familiar estão sendo disponibilizados em alguns municípios do Estado, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com doação simultânea. As unidades locais do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) têm prestado serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos agricultores no processo de produção, comercialização e entrega dos alimentos. O objetivo é garantir segurança alimentar e nutricional, e incentivar a agricultura familiar por meio de compras governamentais feitas pelo programa.

De acordo com o Idam Manaquiri, 30 produtores rurais comercializaram um total de R$ 195 mil em produtos agrícolas pelo PAA, em 2019. Neste ano, a unidade local do Idam já credenciou 50 produtores rurais para participarem do programa. Na mesma ação, mais de 95 produtores se inscreveram também no Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme). Com isso, Manaquiri está entre os municípios que mais credenciou produtores rurais e agricultores familiares nos programas governamentais.

No município de Canutama, de janeiro até o momento, foram doados ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) 123 quilos de banana pacovã, 1.200 quilos de goiaba, 19 quilos de abóbora cabocla, 11 quilos de milho e 600 quilos de cupuaçu, segundo informações da unidade local do Idam. O Cras, por sua vez, irá destinar os alimentos às entidades contempladas com as doações.

Em Anamã, agricultores rurais entregaram, na última quarta-feira (05/02), a terceira etapa de doações de alimentos que chegarão à mesa de famílias necessitadas. A ação contou com a participação do Idam, da Secretaria Municipal de Produção e do Cras.

Em Autazes, agricultores familiares comercializaram banana, tucumã, abacaxi, mamão, macaxeira, couve, coentro cebolinha e chicória

Na última sexta-feira (07/02), o Cras do município de Autazes também recebeu alimentos do PAA. De acordo com a unidade local do Idam, os agricultores familiares comercializaram junto ao programa 350 quilos de banana, 100 quilos de tucumã, 100 quilos de abacaxi, 200 quilos de mamão, 200 quilos de macaxeira, 60 quilos de couve, 30 quilos de coentro, 30 quilos de cebolinha e 20 quilos de chicória. Os alimentos serão destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social no município.

Programa – No Amazonas, o PAA com doação simultânea é operacionalizado pela Secretaria de Produção Rural (Sepror) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A execução do programa envolve a ação integrada de todo o Sistema Sepror, sendo o Idam o apoiador na seleção e orientação técnica dos agricultores familiares e dos produtos a serem fornecidos. A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) garante a qualidade do produto a ser distribuído, e o excedente pode ser encaminhado a outros programas que são executados pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).