Agricultores familiares das calhas do Juruá e Solimões são contemplados com sementes

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), realizou, entre os dias 30 de abril e 5 de maio, o envio de 7,52 toneladas de sementes  de Milho BRS 4157 Sol-da-Manhã a dez municípios localizados nas calhas dos rios Solimões  e Juruá. A entrega da matéria-prima é referente ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Aquisição de Sementes, sendo uma parceria da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e Idam.

Os municípios contemplados com as sementes de milho nesta etapa são Eirunepé, Envira, Itamarati, Carauari, Guajará, Ipixuna, Juruá, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Jutaí e Tonantins.

De acordo com o engenheiro agrônomo e gerente estadual de Produção Vegetal do Idam, Pedro Chaves, o envio de sementes para os referidos municípios vai beneficiar mais de 500 famílias de agricultores familiares, garantindo a produção de matéria-prima para utilização na alimentação humana e na criação de animais, com ênfase nas recomendações técnicas para a cultura do milho no estado do Amazonas.

“Além disso, as sementes vão possibilitar o cumprimento de uma das metas do Projeto Prioritário para Cadeia do Produtiva do Milho e Feijão-Caupi, que é a distribuição de sementes para os beneficiários do projeto, além do acompanhamento técnico  qualificado, por meio dos técnicos executores dos projetos”, afirmou o engenheiro agrônomo.

FOTO: Divulgação/Idam