Agricultores familiares do Careiro da Várzea são beneficiados com curso de boas práticas do pescado

Foto IDAM/Careiro da Várzea
Foto IDAM/Careiro da Várzea

A Unidade local (Unloc) do município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus) promoveu o curso prático de Beneficiamento e Técnicas de Manejo de Pescado, nos dias 11 e 12 de março, na sede do município.

O objetivo do curso foi desenvolver ainda mais a atividade, além de ampliar o nível de conhecimento teórico e prático dos 10 participantes da zona urbana residentes da vila do Careiro da Várzea.

No curso os participantes aprenderam as boas práticas de higiene de forma simples e prática do pescado, métodos da retirada de espinhas e técnicas de filetagem (remoção de filé do pescado).

teceira foto careiro

A capacitação foi coordenada pela engenheira de pesca da Unidade Local do município de Careiro Várzea, Alcelene Salerno e ministrado pela engenheira de pesca, Maria Luiza Santos. “O curso proporcionou aos agricultores as novas formas de processamento do pescado, proporcionando aos consumidores uma variedade maior de produtos em feiras e mercados locais” ressaltou Maria.

Para o gerente da Unidade Local do IDAM, José Vasconcelos, ao beneficiar o pescado, os produtores buscam agregar valor ao produto. “Logo, conseguem introduzir o produto beneficiado em mercados da capital por um preço melhor, aumentando a renda, criando postos de trabalho e melhorando a qualidade de vida dos moradores na comunidade”, explicou o gerente.