Agricultores familiares do município de Manaquiri são beneficiados com curso de produção de mudas

Agricultores reunidos exibindo o certificado de conclusão do curso - Foto IDAM / Manaquiri
Agricultores reunidos exibindo o certificado de conclusão do curso – Foto IDAM / Manaquiri

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) realizou entre os dias 16 a 18 de junho, no município de Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus), um curso sobre produção de mudas para 29 Agricultores familiares dos ramais Esmeralda e Barro Alto. A atividade foi dividida em duas etapas, as aulas teóricas foram realizadas na sede da Unidade Local e a prática na propriedade do agricultor Célio da Silva Araújo, localizada na AM 354, km 2.

Objetivo do curso foi capacitar os agricultores familiares para produção de mudas em pequena escala, movimentar a economia na região e incentivar a qualidade na produção de alimentos, tendo em vista, que toda produção cultivada nas comunidades faz parte da alimentação das famílias.

O Governo do Amazonas, por meio da assistência técnica visa estimular o incentivo a produção, para isso, os agricultores receberam orientações sobre os procedimentos realizados nas mudas de hortaliças, laranja, abacate, cupuaçu, manga, banana e açaí, como também, orientações técnicas sobre tipos de propagação das plantas, estaquia, enxertia, viveiro, substrato, pragas e doenças de mudas.

Foto - IDAM / Manaquiri
Foto – IDAM / Manaquiri

De acordo com o engenheiro agrônomo da Unidade Local, Celmo Andrade, as técnicas foram repassadas aos agricultores familiares e com isso estamos incentivando o plantio. “Elaboramos este curso para capacitar os produtores, pois, vimos que era necessária a realização do evento e estamos satisfeito com o trabalho que desenvolvemos nessas comunidades”, explicou Andrade.

O gerente da Unloc do município de Manaquiri, Paulo Soares Costa, explica o quanto é importante à participação dos produtores no curso. “Eles tiveram a oportunidade de aprender passo a passo da atividade através de explicações teóricas e práticas, o que vai possibilitar exercer o trabalho com mais segurança”, disse Soares, ao ressaltar que o Instituto oferece aos agricultores diversas metodologias de Assistência Técnica e Extensão Rural visando o desenvolvimento econômico e social das famílias rurais.