Agricultores familiares indígenas recebem sementes de milho e de arroz

Um total de 60 agricultores familiares indígenas foram beneficiados com a doação de sementes de milho BRS 4103 e sementes de arroz tipo 1. O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Santo Antônio do Matupi (Idam/Santo Antônio do Matupi), distrito de Manicoré, realizou a distribuição das sementes com o apoio da prefeitura, na última semana.

Segundo o gerente do (Idam/Santo Antônio do Matupi), Paulo César Ferreira da Silva, a ação beneficiou indígenas que vivem nas aldeias Pakiri, Campinho, Mafui, Taboca, Carandaí e Bela Vista. Ainda segundo o gerente, a distribuição das sementes foi feita através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na modalidade Aquisição de Sementes.

De acordo com o gerente, foram entregues 120 quilos de sementes de milho e 80 quilos de sementes de arroz. “Esperamos com isso a produção de 30 toneladas de milho e 40 toneladas de arroz. Mais tarde, essa produção será usada para o consumo e também para venda do excedente, gerando emprego e renda nas aldeias indígenas”, disse.

O gerente acrescenta ainda que ações como essa, realizada pelo Idam e parceiros, proporciona às famílias envolvidas a alternativa de produzir seu próprio alimento. Vale ressaltar que as populações indígenas buscam preservar a cultura tradicional, isto inclui a alimentação que é feita nas aldeias.