Agricultores familiares são beneficiados com curso de Mecanização Agrícola no município de Borba

Mecanização Agrícola

A Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) em Borba (a 151 quilômetros de Manaus) realizou nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, um curso de Mecanização Agrícola. O evento que ocorreu na estrada Borba Mapiá, propriedade do produtor Antônio Aurimar de Araújo Ribeiro, reuniu cerca de 20 agricultores familiares.

O curso tem como objetivo capacitar os agricultores familiares para utilização das técnicas e manuseio dos tratores agrícolas de pequeno, médio e grande porte, facilitando o trabalho no campo e aumentando a qualidade produtiva dos alimentos. Na ocasião, os técnicos utilizaram um trator da marca Massey Ferguson 4291 e implementos como plantadeira de maniva de mandioca, grade aradora, roçadeira, entre outros. Além disso, enfatizaram o uso racional de capoeira degradada como forma de evitar novos desmatamentos.

De acordo com o gerente da Unidade local do IDAM em Borba, Rosiney Silva, investir em boas práticas de manejo possibilita um ganho maior na qualidade de vida e renda dos agricultores. “Utilizar novas tecnologias no plantio de mandioca é fundamental para o campo, possibilita ao agricultor menos trabalho braçal, motiva, aumenta produção de raízes, gera emprego e consequentemente contribui para o desenvolvimento da economia do município”, destacou Rosiney.

Projeto – A atividade faz parte do Programa de Mecanização Agrícola desenvolvido pelo Governo do Estado do Amazonas e executado pelo IDAM e Secretaria de Estado da Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror).