Agricultores familiares são beneficiados com Demonstração de Método sobre tratos culturais no município de Urucará

Foto : IDAM / Urucará
Foto : IDAM / Urucará

Com objetivo de incentivar novas tecnologias aos agricultores familiares e aumentar a produtividade, a equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) em Urucará (a 261 quilômetros de Manaus), realizou no dia 27 de abril, uma Demonstração de Método (DM) sobre tratos culturais e manejo do guaranazeiro. A ação aconteceu na propriedade do produtor João da Silva Soares, localizada à margem direita do Igarapé do Taracuá e contou com a participação de agricultores familiares.

A atividade foi conduzida pelo extensionista rural do IDAM/Urucará, Rui Pereira Sampaio e pelo engenheiro agrônomo, Orleidson Maia Sales, que demonstraram na prática aos participantes algumas técnicas como (coroamento, tutoramento, poda de formação, poda de limpeza e fitossanitária, adubação orgânica e mineral de cobertura entre outros) utilizadas no cultivo. “Durante as visitas de ATER a propriedade do agricultor João, diagnosticamos o cultivo tradicional. Então propomos ao produtor o uso de novas tecnologias, que serão utilizadas conforme a realidade e as necessidades da área cultivada. O trabalho foi iniciado e agora faremos o acompanhamento, uma vez que a ideia é tornar a área referência no plantio de guaraná”, explicou Pereira, ao destacar, que o agricultor também trabalha com o cultivo da mandioca em uma área de 1 hectare.

Foto : IDAM/Urucará
Foto : IDAM/Urucará

Entre as técnicas orientadas foi destacada a importância da utilização  de material orgânico disponível na propriedade. “Antes utilizava-se os minerais apenas na superfície do solo ao redor da planta, o que ocasionava pouca absorção. Hoje com as técnicas adequadas é possível oferecer a planta, um produto orgânico produzido com materiais disponíveis na propriedade e que proporcionam diversos benefícios como a diminuição da temperatura do solo, o aumento no percentual de absorção, além de manter a umidade do solo e evitar o desperdício” enfatizou Rui.

De acordo com o técnico do IDAM em Urucará, Rodrigo Batalha, o cultivo tradicional ainda é utilizado em diversas propriedades do município, e a ideia é estimular o conhecimento técnico visando proporcionar às famílias práticas adequadas, que visam o desenvolvimento vegetativo, floração e frutificação da planta com perspectiva de aumento da produção a cada safra.

Vale ressaltar, que o município é um dos maiores produtores de guaraná do Estado do Amazonas, e hoje tem aproximadamente 250 hectares de área plantada. Conforme dados da Unidade Local a produção de 2015 foi de aproximadamente 65 toneladas.

Foto : IDAM/Urucará
Foto : IDAM/Urucará