Agricultores familiares são orientados sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar

A equipe do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Tabatinga (Idam/Tabatinga) se reuniu, na última terça-feira (2), com a secretária executiva de educação do município, Claudete Alves Góes. O encontro foi para tratar de questões referentes ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e contou com a participação de agricultores familiares.

Na oportunidade, a secretária de educação destacou a importância do Idam no cumprimento de sua missão para com os agricultores familiares. Explicou ainda como funciona o PNAE em parceria com a prefeitura e comunicou que a abertura dos contratos de venda dos produtos, por meio da Chamada Pública 001/2019 está marcada para o dia 17 deste mês.

Secretária de educação fala da importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar

O PNAE é um programa coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDS), órgão vinculado ao Ministério da Educação que incentiva a produção rural através da aquisição de alimentos que serão destinados a merenda escolar. Por meio do programa os produtores rurais podem vender sua produção de gêneros alimentícios para o poder público que por sua vez destinará os alimentos às escolas estaduais e municipais.

Segundo o gerente do Idam/Tabatinga, Raimundo Zoroastro N. Brandão, a função do instituto é mobilizar e orientar os produtores rurais por meio das visitas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Durante as ações, o Idam emite documentos necessários para a participação no programa e orienta os produtores na formulação dos projetos.