Apoio às organizações sociais marca atividades do Idam em Fonte Boa

O município de Fonte Boa possui um grande polo pesqueiro no estado, com pelo menos 200 manejos de pesca

Em Fonte Boa, Idam iniciou o ano de 2023 dando ênfase aos serviços de apoio às organizações junto aos produtores rurais do município

A equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), em Fonte Boa (distante 678 quilômetros de Manaus), iniciou o ano de 2023 dando ênfase aos serviços de apoio às organizações, desenvolvidos junto aos produtores rurais do município para regularização de suas entidades representativas.

Dentre os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), realizados pelo Idam, destaca-se o trabalho de assistência à regularização das Organizações nos municípios do Estado do Amazonas,  desempenhando um papel importante para o coletivo, como ressalta o gerente da Unidade Local (Unloc) do Idam em Fonte Boa, Julio Belarmino Lins.

“Nossa unidade trabalha muito pesado o associativismo, pois através da regulamentação eles conseguem participar dos editais. Aqui o manejo de pesca é muito forte, mas muitas organizações não estão regularizadas”, disse.

Técnicos do Idam em visita as organizações oferece assessoria através de capacitações em associativismo, cooperativismo e gestão organizacional

Para as organizações, o Idam oferece assessoria através de capacitações em Associativismo, Cooperativismo, Gestão Organizacional e outros pontos fundamentais para que as entidades Sociais possam se regularizar de acordo com o Código Civil e a Lei Geral do Cooperativismo, para assim estarem aptas a concorrer às chamadas públicas.

Também emite a Carteira do Produtor Primário (CPP), Cadastro Ambiental Rural (CAR), e Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP, documento que permite ao produtor e suas organizações acessarem as linhas de crédito do Pronaf e pelo menos outras 16 políticas públicas do governo federal, estadual e municipal.

Produção do município

O município de Fonte Boa possui um grande polo pesqueiro no estado, com pelo menos 200 manejos de pesca. A legislação exige que a atividade seja praticada por organizações regulamentadas. Além disso, a produção local conta com diversas propriedades dedicadas à cultura do açaí, beneficiadas com a distribuição de sementes e mudas de açaí germinadas, realizada pela equipe técnica do IDAM neste início de ano.

Sobre o Idam

O Idam é uma autarquia estadual, integrante do Sistema Estadual de Produção Rural (Sepror), e tem como objetivo o desenvolvimento do setor primário, com atendimento focado nas pequenas propriedades, identificadas como “Agricultura Familiar”, que corresponde a mais de 90% da produção de alimentos no estado. Está presente em todos os municípios do Amazonas.

O escritório do IDAM central funciona no bairro Japiim, zona Sul de Manaus, ao lado do campo da ULBRA, e o atendimento ao público é realizado na Unidade Local de Manaus, localizada na avenida Torquato Tapajós, Km 17 – Santa Etelvina, próximo a barreira da cidade.

Foto: Divulgação Idam

Texto: Rita Ferreira/Idam