Diagnóstico Rural Participativo da Agricultura Orgânica na Região Metropolitana de Manaus (Mário Ono – Curso de Especialização UEA)

Mário Francisco Caldas Ono

Walmir de Albuquerque Barbosa

RESUMO

Nos últimos anos o mercado mundial de orgânicos vem se expandindo, movimentando cerca de US$ 23,5 bilhões ao ano, com expectativa de crescimento de 20%. Embora, a demanda continue sendo maior que a oferta, tanto no mercado externo e interno. O Brasil é considerado pelos principais importadores de orgânicos, EUA, União Europeia e Japão, como o país de maior potencial de produção orgânica para exportação. Porém, a carência de orientação técnica qualificada para o desenvolvimento do setor ainda é um gargalo a ser superado. O Censo Agropecuário IBGE (2006) indica que 68.045 dos produtores orgânicos do país, não tiveram acesso a orientações técnicas. O desafio aumenta com a constatação de que não existe diagnóstico da atual situação da agricultura orgânica no Amazonas e que a maioria dos agricultores possui baixa escolaridade, dificultando a formulação de políticas e evidenciando a premente necessidade de programas para o segmento. Neste contexto, o artigo tem por objetivo, analisar a demanda de orgânicos e sistematizar os dados diagnosticados nos municípios da Região Metropolitana de Manaus, visando servir de parâmetro para o planejamento de ações e gestão estratégica dos problemas identificados. Para tanto, as informações foram organizadas em quatro seções: Identificação dos agricultores; Informações socioeconômicas e perfil do agricultor; Informações sobre infraestrutura, produção e comercialização; Qualificação profissional, organização social e gestão, disponibilizando os resultados ao público em geral, de modo a dar visibilidade e publicidade aos principais entraves e limitações em torno da atividade, especialmente considerando a proximidade da Copa 2014, representando oportunidades para o setor.

 

DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO DA AGRICULTURA ORGÂNICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS (Artigo Mário Ono – Curso de Especialização UEA)