Produção de cará-roxo (Dioscorea trifida): efeitos de tamanho do tubérculo-semente, tipo de tutor e adubação de plantio

Raimundo Nonato Carvalho da Rocha; Ricardo Lopes; Anecilene Cintia Buzaglo; Murilo Rodrigues de Arruda; Luadir Gasparotto; Áureo Enrique Santos Carvalho.

Apresentação

O cará-roxo é um alimento de baixo custo e alta qualidade nutricional, com sabor muito apreciado pelos amazonenses, e que não pode faltar nos típicos cafés regionais. A população local prefere a variedade que apresenta raiz tuberosa com polpa da cor roxa, resultado da alta concentração de antocianinas, substâncias com propriedades antioxidantes. Além da qualidade nutricional, o cará-roxo embeleza e torna os pratos muito atrativos visualmente. Sua raiz tuberosa é consumida cozida, principalmente no café da manhã e da tarde, ou ainda em saladas, sopas e na forma de purê, mas é usada também na produção de farinha para o preparo de pães e bolos.
A demanda de cará-roxo no Amazonas é atendida pela produção local, tipicamente oriunda de pequenos agricultores familiares de municípios do interior do estado, com destaque para Caapiranga, maior produtor do estado, onde tem importante contribuição na geração de renda.
Considerando a importância do cará-roxo no município de Caapiranga e possibilidades de melhoria no sistema de produção dos agricultores locais, a Embrapa Amazônia Ocidental e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), integrando a pesquisa com a extensão rural, realizaram estudo com algumas práticas que podem aumentar a produção e a renda com o cultivo da espécie. Este documento tem como objetivo apresentar os resultados obtidos e contribuir para o desenvolvimento de inovações tecnológicas que beneficiem os produtores de cará-roxo do Amazonas.

Cheila de Lima Boijink
Chefe-Geral Interina

Produção de cará-roxo (Dioscorea trifida): efeitos de tamanho do tubérculo-semente, tipo de tutor e adubação de plantio