Assinatura da contratação de crédito via projetos do Idam marca abertura da 36ª Expopin

Unidade de atendimento foi montada na feira para atender produtores e agricultores no baixo Amazonas

A assinatura de projetos de créditos via Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), marcou, nesta quarta-feira (23/11), a abertura  da 36ª Exposição Agropecuária do Município de Parintins, realizada no Parque de Exposição Agropecuária Luiz Lourenço de Souza. Com entrada gratuita, a feira acontece de 23 a 27 de novembro.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura, o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, o Secretário estadual de produção rural, Petrucio Magalhães, o presidente da Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP), Telo Pinto, além do representante do Conselho dos Assentados da Gleba de Vila Amazonas (COAGVA), Raimundo Rocha e da representante da Associação dos Moradores, Pescadores e Produtores Rurais da Sagrada Família do Remanso (AMPRASFAR), Hellen Santos.

O diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, disse que a equipe do instituto está presente e que foi montada uma unidade local para atender todos os produtores. O Idam também irá fazer capacitações para os produtores e agricultores de forma gratuita durante toda a feira. Nesta quarta-feira, 17 certificados de regularização do programa ‘Regulariza Mais Organizações Agro’ foram entregues aos produtores.

“Montamos uma unidade aqui dentro do parque para incentivar essa movimentação financeira de negócios agropecuários em Parintins e também, para capacitar todos os produtores e agricultores. Vale ressaltar que a Expopin atende, não só o Baixo Amazonas, como o Alto Pará”, explicou o titular do Idam.

Parintins

Para o gerente da unidade local de Parintins, Rickson da Cruz Valente, a expectativa é de que o saldo, ao final da feira, seja melhor do que o que teve em 2021.

“São muitas cidades que esperam a feira para a realização de negócios no setor rural. Isso é bom para o município de Parintins, pois gera renda e divisão de recursos. Grandes negócios aconteceram em 2021 e a tendência é que esse ano seja melhor ainda”, explicou Valente.

Contratos

Para a produtora de farinha, Cristiane Melo de Araújo, 20, a linha de crédito solicitada via projeto desenvolvido pelo Idam, vai permitir melhorar sua produção atual, e ainda procurar novos investimentos para aumentar seus rendimentos. “Eu quero melhorar de vida. E com esse projeto, vou, junto com meus pais, melhorar a qualidade de vida da nossa família e conseguir melhorar nossa produção. Quem sabe, até investir em algo que renda um pouco mais para gente”, contou.

Já o produtor de mandioca, Marcos Vieira da Silva, 22, explicou que agora, com o contrato assinado, ele pode sonhar em melhorar ainda mais sua vida, seu negócio e a logística da sua produção. “Antes era tudo difícil. Cultivar, conseguir colher e trazer para revenda. Agora, com essa ajuda do projeto desenvolvido pelo Idam vai facilitar bastante. Tanto no trabalho, quanto para trazer a minha produção para ser vendida. Vai melhorar muito minha vida”, pontuou.

Cronograma das palestras

A programação de atividades do Idam ao longo do evento inclui os cursos de capacitação Tecnologia para o Cultivo da Mandioca no Estado do Amazonas, Mais Pecuária Brasil: Melhoramento Genético Bovídeas, Boas Práticas de Criação de Aves de Corte e Postura, Tecnologia para o Cultivo do Milho e Feijão no Estado do Amazonas e Manejo de Pirarucu/Ordenamento Pesqueiro das regiões Paraná de Parintins e Lago do Máximo.

FOTOS: Deyserreen Costa/Sepror