Atividade de extração de óleo de copaíba é alternativa de renda a agricultores familiares de Manicoré

P1020462

Para incentivar a atividade de extração de óleo de copaíba de modo sustentável, no município de Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus), a Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), em parceria com a Associação dos Agroextrativistas da Terra Preta do Rio Atininga e Cooperativa Verde de Manicoré (COVEMA), realizou nos dias 28 e 29 de maio, um curso de boas práticas de manejo e extração do óleo de copaíba.

IMG_0869De acordo com o engenheiro florestal do IDAM, Luiz Rocha Maciel, após diversas visitas e palestras na comunidade São José do Rio Atininga, onde foram identificadas algumas demandas dos extrativistas, a equipe do Instituto, composta pela técnica florestal Alberta Pacheco e pelos estagiários Lucilane Sevalho, Lucivânia Sevalho; Roberto Sevalho e Valdiva Santos. “Vimos que era preciso um curso que orientasse os extrativistas sobre a atividade, desse modo, estamos contribuindo com melhorias para geração de renda dessa população que tira o sustento de suas famílias no período de cheia dos rios,” disse Luiz.

O engenheiro acrescentou que na região existe abundância de copaibeiras, que produz aproximadamente 1,7 toneladas de óleo de copaíba ao ano e que o produto considerado de alta qualidade é comercializado para uma empresa de cosméticos com sede no estado do Pará.

Inventário – O próximo passo será realizar um inventário florestal das copaibeiras na localidade para identificar e catalogar todas as árvores, tanto as que já produzem o óleo, quanto as que ainda irão produzir. “Assim será possível saber o real potencial de produção de óleo de copaíba da região do Atininga, já pensando em uma futura elaboração de um plano de manejo não madeireiro”, explicou Luiz.

No manejo, a atividade é realizada em ciclos, por exemplo: Se uma área possui sessenta árvores o ideal é coletar em três ciclos, retirando o óleo de apenas vinte copaibeiras. No ano seguinte é feita a extração do próximo grupo deixando de reserva as que ainda faltam.