Atividades de mecanização agrícola seguem em ritmo acelerado no interior do Amazonas

Foto: Paula Vieira

O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Edimar Vizolli, visitou na última sexta-feira, 20 de fevereiro, as áreas que estão recebendo mecanização agrícola no município de Manaquiri (distante 60 quilômetros de Manaus). As ações fazem parte do Projeto de Mecanização Agrícola incentivado pelo Governo do Amazonas.

Acompanhado do prefeito de Manaquiri, Aguinaldo Martins, do gerente de Apoio à Produção Vegetal do IDAM Central, Pedro Jorge Benício e equipe técnica do escritório local do IDAM no município, Vizolli verificou os trabalhos já desenvolvidos na região. Até o momento, já foram realizadas e finalizadas as atividades de destoca em cinco áreas.

Foto: Paula Vieira

A área total de atuação do projeto é de 512 hectares e compreende os municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Autazes, Manacapuru, Tefé, Uarini, Nova Olinda do Norte, Apuí e Manaquiri. As atividades de mecanização (destoca, aração e gradagem) serão finalizadas até dezembro deste ano, em todos os municípios beneficiados com o Projeto.

Segundo Vizolli, a mecanização agrícola vai proporcionar aos agricultores familiares um trabalho mais humano, amenizando o esforço físico nas práticas de campo, além disso, a técnica evita novos desmatamentos, uma vez que, as áreas já foram utilizadas anteriormente e agora estão sendo aproveitadas para receberem novos plantios que resultarão em produtos sustentáveis oferecidos em maior quantidade.

Ao todo, o trabalho de mecanização no município beneficiará 30 agricultores familiares que residem na AM 354, ramal do Barro Alto e ramal da Esmeralda. O próximo passo é trabalhar na elaboração de projetos agrícolas e orientar os agricultores sobre os critérios necessários para financiamentos pela Agência de Fomento do Amazonas (Afeam).

Os projetos de crédito serão financiados com recursos do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas (FMPES), que serão concedidos por meio da linha de crédito para projetos especiais.

“A Afeam comprou a ideia, e nós como Instituição de Assistência Técnica e Extensão Rural vamos trabalhar para tornar essas áreas produtivas. Para isso, é necessário realizar um estudo de culturas e verificar a viabilidade econômica do produto para que o resultado do projeto seja positivo”, disse Vizolli.

DSC_1320
Vanilson é um dos agricultores beneficiados com o Projeto de Mecanização Agrícola

O agricultor Vanilson de Oliveira Souza, de 32 anos, está ansioso para iniciar o cultivo de culturas perenes em área mecanizada. Ele que mora com a esposa e dois filhos pretende investir em novas tecnologias para melhorar a produção. “Trabalho há nove anos com o plantio de hortaliças, mamão, maracujá, milho e banana, agora, com o incentivo da mecanização e a assistência técnica do IDAM quero expandir minha produção e trabalhar com outras culturas”, disse o agricultor, ao ressaltar que, hoje tudo que produz é para consumo próprio e o excedente é comercializado em feiras locais.

O gerente de Apoio à Produção Vegetal do IDAM, Pedro Jorge Benício, conversou com os técnicos do escritório local sobre a importância dos documentos que deverão ser apresentados na hora de aderir o crédito rural. E para atender a demanda de agricultores no Cadastro Ambiental Rural (CAR), os técnicos receberão ainda este ano, um treinamento de três dias. A ideia é levar até essas famílias o acesso às políticas públicas dos governos federal, estadual e municipal.

DSC_1287
Área em que foi realizada a atividade de destoca