Avicultor é beneficiado com acompanhamento e apoio logístico do Idam no município de Pauini

Extensionistas da unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em Pauini, município distante 923 quilômetros de Manaus, realizaram na última terça-feira, (15/05), acompanhamento e apoio logístico a avicultor do município, através do transporte de sacas de ração para sua produção de aves.

    Gerente do Idam em Pauini, Simone Andrade e avicultor “Pernambuco” durante a ação.

Silvan Bezerra, avicultor beneficiado, também conhecido como “Pernambuco”, reside no Km 05, na estrada do Macuti e possui atualmente 900 bicos, com produção voltada à avicultura tanto de corte quanto de postura.

Ao todo foram transportadas 40 sacas de ração, que serão utilizadas como suporte nas etapas iniciais de criação e crescimento das aves.

    Parte da produção do avicultor “Pernambuco”, em fase de crescimento.

Segundo a gerente da unidade local do Idam em Pauini, Simone Andrade, o incentivo do Governo do Amazonas tem fortalecido a atividade no município, e ressalta a importância da inserção dos produtores junto aos programas e políticas públicas, “Vale ressaltar que o Sr. Pernambuco é proponente ao Crédito Rural junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) para o ano de 2018, além de ser um dos selecionados para o fornecimento no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) durante um ano”, destacou a gerente.

    Durante a ação, foram transportadas, no total, 40 sacas de ração.

Avicultura no Amazonas

A avicultura, no estado, concentra-se principalmente na região metropolitana de Manaus, com mais de 3,15 milhões de aves e uma produção de 1,71 mil toneladas de carne e 1,49 milhões de caixas de ovos por ano. Os principais municípios produtores são Manaus, Iranduba, Manacapuru e Rio Preto da Eva. O Amazonas ocupa a décima quarta posição do país na criação de aves. A avicultura familiar é primariamente direcionada para a criação de galinha caipira como uma atividade voltada à segurança alimentar e nutricional, com 16.000 criadores. Na criação familiar, os maiores produtores são os municípios de Apuí, Manaus, Iranduba, Rio Preto da Eva e Maués.