Banco do Povo chega a Presidente Figueiredo nesta sexta-feira

Lançado pelo governador José Melo, o programa estadual de microcrédito Banco do Povo chega ao município de Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus), nesta sexta-feira, 13 de maio, com investimentos inicialmente estimados em R$ 370 mil, por meio de 108 operações de crédito que irão impulsionar atividades como: estivas em geral, restaurantes, perfumaria, comércio de confecções, entre outros. A cerimônia de entrega do Banco do Povo será às 10h, na quadra da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), localizada na Av. Onça Pintada, s/n, bairro da Serra, Presidente Figueiredo.

Até o final do ano, a perspectiva da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) é desembolsar para os pequenos empreendimentos, ao todo, R$ 600 mil, gerando e/ou mantendo mais de 500 postos de trabalho, movimentando a economia do município.

O Banco do Povo, lançado em março de 2015, é um programa de microcrédito estruturado e administrado pela Afeam com o objetivo de alcançar parcela da população economicamente ativa que tem poucas chances de obter financiamento na rede bancária convencional. O programa está inserido na política de desenvolvimento econômico sustentável do Governo do Estado e constitui importante ferramenta na construção de melhores condições de vida e de trabalho para os excluídos do sistema financeiro tradicional.

A Afeam aplicou por meio do Banco do Povo, até o momento, o valor de R$ 88,5 milhões, beneficiando aproximadamente 19 mil micro e pequenos negócios, na capital e em todos os municípios do interior do Estado. Nesse período estima-se que foram gerados/mantidos 56 mil ocupações econômicas.

Plano Safra – Ainda em Presidente Figueiredo, dentro das ações do Plano Safra, José Melo vai reforçar as metas e ações que impulsionam a cadeia produtiva do município, através da mecanização e calcarização de hectares de terra, onde se desenvolvem  atividades voltadas ao cultivo de mandioca, culturas industriais, produção de hortaliças, fruticultura e a pecuária de corte e leite, com investimentos que superam os R$ 6 milhões.

Tablets – Na área da educação,  José Melo repassará tablets educacionais para os professores que atuam na rede municipal de Presidente Figueiredo. O repasse irá beneficiar um total de 199 docentes e é parte das ações do Pacto pela Educação do Amazonas.

Os professores contemplados com os tablets correspondem ao número total de professores da rede pública municipal que atuam ministrando aulas para turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

Fonte: Secom