Boas práticas de manejo da castanha-do-brasil melhora qualidade do produto e gera renda em Coari

castanha do brasil capacitação coari
Foto: IDAM Coari

A castanha-do-brasil é uma das cadeias de maior produção extrativista no interior do Amazonas e para incentivar as boas práticas de manejo do produto, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Unidade Local de Coari, capacitou cerca de 40 agricultores que atuam neste segmento e aqueles que desejam iniciar a atividade.

O curso realizado no mês de maio aconteceu na comunidade Santa Maria do Igapó Grande e contou com a participação de produtores das comunidades Bom Jesus e São Francisco do Furo do Lago do Jenipapo.

As orientações sobre mapeamento do castanhal, limpeza de área, coleta, quebra de ouriços, métodos de amontoa, seleção e condução da castanha, como também, os processos de lavagem, secagem, armazenamento, transporte e beneficiamento foram conduzidas pelo técnico florestal Adilson Cruz e gerente de Apoio à Produção Florestal Não Madeireira do IDAM Central, Nelson Lins.

De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM em Coari, Francisco Helio de Medeiros, o curso ofereceu aos produtores de castanha conhecimentos práticos do manejo da cultura, incentivando-os a melhorar a qualidade do produto que será comercializado para o mercado local.

 Para o líder da comunidade Santa Maria do Igapó Grande, Ailson Faba, a atividade foi de grande importância, e mostrou os cuidados simples que o agricultor deve ter desde a coleta dos ouriços até o ensacamento para comercialização.

O encerramento do curso contou com a presença do vice-prefeito Clemente Fernandes, que na oportunidade anunciou aos presentes, a instalação de uma fábrica de beneficiamento de castanha-do-brasil em Coari.

Com informações da Unidade Local de Coari