Boas práticas de manejo e extração do látex é incentivada em Manicoré

latex.docx 2

Mais de 32 extrativistas de Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus) participaram nos dias 7 e 8 de novembro, de um curso sobre Boas Práticas de Manejo e Extração do Látex, realizado pela Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM). Com a ação o Instituto pretende orientar os extrativistas para uso de técnicas que facilitem a atividade e aumente a quantidade de borracha para ser comercializada.

O curso contou com a participação de representantes do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, da Associação Agroextrativista da Comunidade Bom Suspiro, e extensionistas do IDAM Central e da Unidade Local de Manicoré.

De acordo com o engenheiro florestal do IDAM Central, Luiz Rocha, a capacitação foi voltada para o uso de técnicas adequadas de corte, higienização, além da importância de trabalhar na floresta utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Segundo o engenheiro o aprimoramento das técnicas utilizadas pelos seringueiros melhora a qualidade do produto. Enquanto que o uso do EPI evita acidentes e picadas de insetos e animais peçonhentos.

latex“Aos extrativistas foi recomendado que o látex seja colhido no dia seguinte ao corte, haja visto que os seringueiros de Manicoré deixam o látex coagular durante três dias na caneca usando o ácido pirolenhoso. Isso faz com que a borracha perca qualidade e também peso devido, por ação de bactérias”, explicou Rocha.

Para aproveitar melhor o tempo gasto com a atividade os seringueiros, com ajuda dos técnicos do IDAM, devem realizar mapeamento do seringal e dessa forma, diminuir o tempo na floresta. Esse método possibilita desenvolver outras atividades para complementar sua renda.

Produção –  No município a estimativa de produção é de aproximadamente 400 toneladas de borracha (CVP) e a Comunidade Bom suspiro em Manicoré deve contribuir com 35 toneladas, extraídos de seringais nativos e cultivados.