Caapiranga se prepara para o festival do Cará

A enchente deste ano atingiu grande parte da produção de cará no município de Caapiranga, mas não desanimou os produtores que este ano devem comemorar mais um recorde nas vendas, por conta da estabilidade que tem no mercado.
Hoje a produção do cará está entre 15 a 20 toneladas por hectares, ou seja, 300 a 400 sacas por ha. Mais de cem famílias de agricultores recebem assistência técnica do Idam o que contribuiu para que a produção aumente a cada ano. O cará é um alimento rico em carboidratos (feculento) e na culinária ele pode ser substituído pela batata inglesa,batata doce e, também, pela macaxeira. O alimento é indicado para dietas.
O município de Caapiranga é considerado um dos maiores produtores de cará do Estado. A produção local tem venda garantida no mercado de Manaus. O alimento é considerado energético, e também se destaca como fonte de vitaminas do complexo B. Tem vários tipos, mas em Caapiranga dois deles são bastante apreciados, seja na forma de alimento ou por meio de festival folclórico que atrai centenas de turistas no mês de setembro. Trata-se do cará branco e do cará roxo que se apresentam no caródromo , numa disputa acirrada em busca do título do melhor produto da região.