Cadeias produtivas de fibra vegetal e hortifruticultura são discutidas em seminário no Amazonas

MANACAPURU COOPERATIVISMO

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), participa nesta terça-feira, 31 de março, do 5º Seminário Cooperativista em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), que iniciou às 8h30 no hotel Evanstour (rua L, nº 1500, bairro da Liberdade).

O evento é promovido pela Cooperativa de Juticultores do Amazonas (Cooperjuta), Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru (Coomapem), Cooperativa de Fruticultura dos Agricultores de Manacapuru (Coopfamma), Cooperativa de Transporte Coletivo Fluvial e Terrestre do Amazonas (Cootrafet) em parceria com o Sistema OCB–Sescoop/AM, formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Amazonas.

A proposta é apresentar políticas, programas e diretrizes das instituições de assistência técnica, fomento e crédito para as cadeias produtivas de fibra vegetal e da hortifruticultura.

DSC06989

Do IDAM Central participam os extensionistas Zacarias Godim da gerência de Apoio à Produção Vegetal e Maria Helena da Costa Rodrigues da gerência de Apoio a Organização de Produtores. Já do escritório local do IDAM em Manacapuru participam o gerente Delduque Toucima e técnicos.

“Cooperativa é um tipo de associativismo que está dentro do campo de trabalho desenvolvido pelo IDAM e que visa viabilizar e garantir produtos agropecuários de qualidade”, disse a extensionista Maria Helena Rodrigues, ao destacar, que produtores que trabalham organizados encontram maior facilidade de acesso ao crédito, comercialização, organização e aumento da produção.

Participam do evento, representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

Programação do evento:

08h30 – Abertura

– Prefeito de Manacapuru

– Presidente da OCB/AM

– Dirigentes das Cooperativas

 08h50 – Apresentação das ações e projetos das Cooperativas de Manacapuru

– Presidente das Cooperativas de Manacapuru

9h30 – Programas de credito para Cooperativas

– Banco do Brasil e Banco da Amazônia

10h45 – Assistência Técnica e Extensão Rural:

              A Parceria com as Cooperativas.

IDAM

10 – Almoço

13h30 Perspectivas técnicas para a Produção e Fibras Vegetais;

           Técnicas de Produtividade e qualidade na Fruticultura;

– EMBRAPA

14h30 – Compras Governamentais

– CONAB e ADS

15h50 – Encerramento