Cadeias produtivas que irão fortalecer o setor primário no Amazonas são discutidas em Encontro de Gerentes do Idam

 

Com objetivo de alinhar estratégias para o fortalecimento das atividades do setor primário, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) apresenta durante o Encontro de Gerentes, os 21 projetos prioritários das principais cadeias produtivas que serão desenvolvidos no Amazonas. O evento, que iniciou nesta segunda-feira (15/07), segue até o próximo sábado (20/07), na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizada na BR 174, km 38.

De acordo com a diretora-presidente do Idam, a engenheira agrônoma Eda Oliva, a meta é discutir as ações dos projetos prioritários e os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) prestados aos mais de 74 mil agricultores familiares/ produtores rurais do Estado. “Iremos definir quais estratégias serão adotadas durante esses quatro anos de execução dos projetos, além de realizar o nivelamento sobre métodos e técnicas utilizados na assistência ao agricultor familiar”, destacou.

Para o secretário de Estado de Produção Rural, Petrucio Magalhães, é importante investir na profissionalização do corpo técnico visando o retorno da atividade, que vai desde o investimento em novas tecnologias ao aumento da produção. “Vamos verificar Estados onde a produção é referência para compartilhar experiências e aplicar no Amazonas o que é possível ser utilizado na nossa região”, disse.

Participaram da abertura do evento, o secretário de Estado de Produção Rural, Petrucio Magalhães, deputado federal Pablo Oliva Souza, diretora-presidente do Idam, Eda Oliva, diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), Alexandre Araújo, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), Afonso Lins, entre outros representantes do setor.

Projetos – Na piscicultura, a meta é ultrapassar a produtividade que atualmente é de 6 toneladas/hectare para 12 toneladas/hectare nos próximos quatro anos. Os técnicos irão incentivar a utilização de novas tecnologias em viveiros já existentes, sem a necessidade de promover novos desmatamentos.

No manejo florestal, o foco é para os pequenos extrativistas. O plano de ação visa aumentar a produção e produtividade madeireira em 23 municípios do interior do Estado e trabalhar todas as etapas da cadeia produtiva, que vão desde a produção à comercialização, além de melhorar o processo e replicar boas práticas de manejo.

Na fruticultura, o açaí é uma das cadeias com maior expressividade econômica no Estado. O objetivo é atender mais de 12 mil agricultores que trabalham com a cultura nos 12 municípios de abrangência do projeto. A iniciativa vai incrementar em 50% a produtividade, passando de 10 toneladas/hectares em 2018, para 15 toneladas/hectares de frutos em 2022.

Em Careiro da Várzea serão desenvolvidos cinco projetos prioritários, entre as cadeias produtivas estão as atividades de pesca e fruticultura. A gerente do Idam em Careiro da Várzea, Alcelene Salerno, destaca a importância do Encontro para executar as atividades e organizar ações estratégicas. “Fiquei satisfeita com a escolha dos projetos que serão prioridades para o município, uma vez que a região desenvolve atividades que já são exemplos para outros municípios, como é o caso da pesca do Mapará”, pontuou.

Cadeias produtivas – Fazem parte dos projetos prioritários as culturas do açaí, banana, abacaxi, guaraná, cupuaçu, café, mandioca, milho, feijão, citros, bem como na área de piscicultura, bovinocultura e avicultura. Também incluem os segmentos de fibras, soja, agroecologia e no manejo florestal a castanha, borracha, madeira, piaçava e óleos naturais.

O projeto irá abranger todos os municípios do Estado e as atividades a serem desenvolvidas foram definidas conforme o potencial produtivo de cada região.

Fotos: Djalma Júnior