Capacitação em Artesanato e Fabricação de Doces Regionais

Dando continuidade às ações do convênio Nº. 00007 / 2007, firmado entre o IDAM e Ministério do Meio Ambiente – MMA, cujo objetivo é a prestação dos Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Florestal – ATERF, em apoio às ações e atividades desenvolvidas no Projeto Corredores Ecológicos – Corredor Central da Amazônia, estarão ocorrendo dois cursos para agricultores familiares, no período de 24 a 27 /03 / 2009, no município de Codajás. Nestes eventos deverão ser capacitados 40 agricultores e agricultoras familiares, sendo 20 no Curso de Artesanato de Sementes de Açaí e 20 no Curso de Fabricação de Doces Regionais , os quais deverão contemplar além de parte teórica atividades práticas que serão ministradas por instrutores do próprio município, sob a coordenação da assessora da Gerência de Apoio à Agroindústria, Meire Janes de Oliveira Santiago.
O município de Codajás, situado na sub região Rio Negro Solimões, tem na produção de açaí uma das principais atividades geradoras de ocupação e renda para as famílias rurais, uma vez que além da produção extrativa deste produto, também cultiva uma das maiores áreas de açaizeiro, com aproximadamente 700,00 há de plantio, através de um trabalho com mais de 630 famílias. Além do aproveitamento do açaí como vinho para consumo in natura, esta fruta também vem sendo utilizada na fabricação de doces, geléias, compotas, licores e outras formas de preparo. Após o beneficiamento do fruto para extração da polpa que na maioria das vezes é transformada em vinho para o consumo, os caroços podem ser utilizados para fabricação de artesanato, tipo pulseiras, colares, chaveiros e outros enfeites que são trabalhados pelos artesãos e artesãs da região. Estes eventos de capacitação a serem realizados com apoio da parceria IDAM x MMA, tem a finalidade de aprimorar os processos de fabricação de doces regionais e o artesanato produzido em Codajás, com vistas a melhoria da qualidade dos produtos e conseqüentemente a busca de agregação de valor da produção dos agricultores e agricultoras familiares.