Capacitação na produção integrada de abacaxi

Aconteceu no último dia 20, quinta-feira, o curso sobre Monitoramento de Pragas e Doenças do Abacaxizeiro, voltado para produtores rurais do distrito de Novo Remanso/Vila do Engenho, município de Itacoatiara. O evento foi promovido pelo Idam, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – SFA/AM, Embrapa Amazônia Ocidental, Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, Sebrae/AM e a Cooperativa dos produtores rurais da comunidade do sagrado coração de Jesus/Ascope.
O monitoramento de pragas e doenças consiste de inspeções periódicas à área plantada com frequência mínima mensal, a fim de detectar quaisquer problemas fitossanitários em seu estádio inicial, apresentando ao agricultor subsídios para a correta tomada de decisão do momento ideal de se iniciar as medidas de controle fitossanitário. Esta prática de manejo proporciona uma redução dos custos de produção, à medida que não se obedecem a calendários de aplicações pré-determinando, além de resultar na colheita de frutos sadios e sem contaminantes químicos. O curso foi ministrado pelos pesquisadores Aristóteles Pires de Matos e José Renato Santos Cabral da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical – Cruz das Almas/BA. Eles abordaram as técnicas de monitoramento para a podridão-do-olho do abacaxizeiro, a fusariose, a broca-do-fruto e a cochonilha. Segundo a Michele Duarte, gerente da Unidade Local do Idam/Novo Remanso, “somente com o conhecimento do hábito e do ciclo das principais pragas e doenças que atacam o abacaxi, poderemos ser eficientes no seu controle, utilizando sempre os produtos registrados para a cultura e garantindo assim a permanência no mercado atualmente tão competitivo.”