Capacitação pretende melhorar técnicas utilizadas no manejo e extração do óleo de andiroba produzido em Juruá

P1020350
Foto: Luiz Rocha

Pelo menos 20 extrativistas do município de Juruá (a 674 quilômetros de Manaus), participaram de um curso sobre boas práticas de manejo e extração de óleo de andiroba. A ação foi realizada no período de 22 a 24 de abril, pela Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Juruá e Associação dos Trabalhadores Rurais de Juruá (ASTRUJ).

P1020347
Foto: Luiz Rocha

A atividade teve como objetivo incluir melhorias no processo de extração, manejo, transporte e armazenamento do óleo de andiroba na região do baixo Juruá, que compreende as comunidades Botafogo, Antonina, Gaivota, Forte das Graças, Cumaru, Morada Nova, Socó, Escondido, Vai Quem Quer e toda região do Paraná do Breu.

Durante o curso, o engenheiro florestal da Gerência de Apoio à Produção Florestal Não Madeireira do IDAM, Luiz Rocha, junto com as técnicas florestais da Unidade Local, Simone Farias e Adriana Dias, orientaram os participantes sobre a importância de utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI), que protege contra acidentes, além da higiene, com o uso de avental, bota branca e capacete.

P1020365
Foto: Luiz Rocha

Usina de beneficiamento – Inaugurada no final do ano de 2014, com estrutura cedida pela prefeitura de Juruá, onde parte dos equipamentos foi adquirida por meio do IDAM e o restante obtido através da parceria entre a Associação e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

“A usina beneficia mais de 10 pessoas diretamente e indiretamente mais de 600 extrativistas que fornecem matéria-prima”, explicou Luiz, ao acrescentar que um projeto está sendo elaborado pelo Instituto para ser enviado a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). Este projeto prevê investimento para usina que possibilitará a compra direta do produto com os extrativistas.