Casa de Farinha Higiênica para Agricultores Familiares

O Idam vem conscientizando os agricultores familiares para a melhoria da qualidade da farinha de mandioca produzida no Estado. A idéia é oferecer ao consumidor um produto de boa qualidade e garantir a família do produtor melhor higienização do ambiente de trabalho.
Nesta entrevista o gerente de Apoio a Produção Vegetal do Idam, Luiz Herval, fala sobre a nova técnica que vem sendo implantada no Estado.
Qual a importância da casa de farinha higiênica?
Vemos na implantação das casas de farinha higiênicas os aspectos ambientais, sanitários e econômicos. No aspecto ambiental é importante ressaltar que com a estrutura montada existe uma economia no consumo de lenha no processo de fabricação da farinha de mandioca. Em relação aos aspectos sanitários o projeto contempla a proteção contra a circulação de animais domésticos, uma construção de alvenaria e recipientes que permitem uma melhor higienização nos locais de manipulação da mandioca, ao aproveitamento de água das chuvas e uma melhor condição de trabalho aos agricultores familiares que não mais inspiram fumaça ao produzir farinha. E, finalmente, os aspectos econômicos vêm em função de que, com essa estrutura, pode-se produzir farinha com uma qualidade que é melhor remunerada pelo consumidor final além da produção de outros subprodutos da mandioca como por exemplo, pé-de-moleque, tucupi, farinha de tapioca, garantindo, desta forma, maior retorno ao agricultor familiar.
Qual o processo seguido?
O processo desenvolvido na casa de farinha higiênica não se diferencia do processo tradicional que inclui as etapas de lavagem, descascamento, trituração, lavagem, prensagem, torrefação, classificação e empacotamento.
Como surgiu a necessidade de implantar esse modelo no Estado ?
É uma demanda dos agricultores familiares que, devido a sua condição social, realiza o processo de fabricação de farinha em estruturas que não oferecem condições adequadas de higienização. Diante dessa realidade o Idam realizou um convênio junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e destinou o valor de R$ 600.000,00 para a construção de quarenta CFH.
Quantos municípios já foram beneficiados?
Serão beneficiados 40 municípios, todos já receberam recursos tendo uma expectativa de que até o início de setembro todas essas estruturas sejam inauguradas.
Como é feita a escolha do município para a implantação da CFH ?
Estamos dando prioridade aos principais municípios produtores de mandioca.
Quais são os resultados esperados ?
Ofertar a população amazonense produtos com melhores condições higiênicas, aumentar a renda dos agricultores familiares e diminuir a utilização de lenha.
Como está a aceitação dos agricultores com essa nova técnica de construção ?
As comunidades contempladas com o programa também recebem um treinamento denominado “Melhoria da Qualidade da Farinha” logo após a inauguração da CFH. Em função dessa iniciativa os comunitários tem conseguido vender seus produtos com melhores preços. Nosso desafio é a expansão desse programa a outras comunidades, o que já está sendo demandado e a gestão dessa estrutura de forma que a comunidade possa garantir a manutenção da CFH com recursos oriundos da própria produção de farinha.