Chamada Pública beneficiará mais de 3 mil agricultores familiares dos municípios do Amazonas

Extensionistas realizando visita na propriedade do produtor

Mais de 3 mil agricultores familiares dos municípios de Novo Aripuanã, Manicoré, Humaitá, Canutama, Itamarati, Pauini, Boca do Acre e Lábrea estão investindo em projetos agrícolas direcionados a compra de material e equipamentos para sua propriedade com a liberação do fomento disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A ação é resultado da parceria firmada entre o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por meio do contrato nº 113/2012 da Chamada Pública SAF/ATER nº 05/2012, no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria (PBSM).

Visitas estão sendo realizadas pelos extensionistas do IDAM no intuito de fiscalizar e acompanhar os projetos desenvolvidos pelos agricultores familiares beneficiados. Além disso, a Instituição vem apoiando os produtores com a realização de cursos, palestras, Demonstrações de Métodos, Dias de Campo, reuniões, entre outras atividades.

Foto : IDAM / Novo Aripuanã

Para o agricultor familiar da margem do Rio Madeira, Rosimar Rodrigues de Sá, reerguer é a palavra certa para os agricultores. “Com a enchente de 2014, perdi casa, móveis e toda minha produção, e com a inclusão no contrato da Chamada Pública estou começando a superar as dificuldades. Com a liberação do benefício comprei equipamentos de pesca para poder garantir o sustento da minha família”, explicou Rosimar.

De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM, Lourivaldo Nascimento Barros, o trabalho da Instituição é importante para os agricultores do nosso município. “Estamos comprovando que o trabalho não está sendo em vão. É importante saber que o beneficiário está sabendo utilizar o dinheiro do fomento de forma correta e a equipe de assistência técnica vem trabalhando incansavelmente”, disse Lourivaldo.

“Este Contrato de Chamada Pública veio em um momento muito oportuno para agricultores de nossa região aqui de Novo Aripuanã, pela perda de bens e produções em decorrência da grande cheia do Rio Madeira, fato anemizado pela constante assistência técnica e pelo repasse de recursos advindo do Contrato”, disse o técnico responsável pelo Programa, João Weckner da Fonseca Neto.

Vale ressaltar, que a liberação do fomento iniciou em janeiro e os recursos estão sendo investidos nas atividades voltadas para o cultivo da mandioca, banana, feijão e avicultura.