Com apoio do Idam, Humaitá ganha primeira feira itinerante

Com a presença do diretor-presidente Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), João Campelo, Humaitá ganhou na manhã de sábado, 23 de dezembro, sua primeira feira agropecuária itinerante. O evento foi encabeçado pelo prefeito do município, Herivaneo Seixas.

Na ocasião, Campelo participou da entrega de um trator agrícola, 40 motores, dez fornos de farinha e um triciclo, material cedido pelo Governo do Amazonas, por meio do Sistema Sepror.

“A determinação do governador Amazonino Mendes é que o setor primário seja fomentado de forma prioritária, por isso não medimos esforços para apoiar iniciativas como estas. Vale lembrar que essa entrega é só o começo e logo Humaitá receberá muito mais equipamentos e incentivos, assim como os demais municípios do Amazonas”, afirmou o diretor-presidente do Idam.

De acordo com o prefeito de Humaitá, Herivaneo Seixas, a iniciativa deve beneficiar mais de 200 produtores rurais familiares que agora contam com um espaço para a comercialização de seus produtos.

“Dar a garantia da compra para a produção, além de gerar renda para as famílias e aquecer a economia, incentiva os pequenos produtores a aumentar e desenvolver suas plantações e criações. É com isso em mente que nossa gestão procura dar prioridade ao setor primário de Humaitá”, disse Herivaneo.

Produção – Entre as famílias beneficiadas com a feira itinerante, que acontecerá todos os sábados, está a da agricultora Laura Borba, que produz principalmente hortaliças. “Ter onde vender nossa produção e ter a certeza da comercialização é um alivio e um incentivo. Dependendo dos resultados, posso até aumentar a minha horta”, comentou.