Comitiva do Amazonas e Idam participam do IV ENA em Belo Horizonte

Extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – Idam, participam do IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA), tema: Agroecologia e Democracia, unindo Campo e Cidade, que ocorre de hoje (31/05) a 03 de junho de 2018, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, estado onde há uma rica história de participação e mobilização das organizações da sociedade civil na promoção das experiências agroecológicas, de consumidores e construção de espaços ativos de interlocução com o governo do  estado sobre políticas para agricultura familiar, agroecologia e segurança alimentar e nutricional.

Comitiva do Amazonas durante o IV ENA, composta por Mario Ono, do setor de Apoio à Agroecologia e produção orgânica, a bióloga Eliane Débora, do Idam, e representantes de associações de produtores orgânicos de Manaus, Careiro da Várzea, Rio Preto da Eva e Iranduba.

Na região metropolitana de Belo Horizonte, há experiências pioneiras de agricultura urbana. Essas experiências interagem com o lema do IV ENA: Duas mil pessoas de todos os estados do Brasil estarão reunidas, sendo 70% de agricultores(as)  familiares, camponeses(as), povos indígenas, comunidades quilombolas, pescadores(as), outros povos e comunidades tradicionais, assentados(as) da reforma agrária e coletivos da agricultura  urbana; 50% de mulheres e 30% de jovens diretamente envolvidas.

A convocação do IV ENA é feita pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), uma rede nacional formada por organizações, redes regionais e movimentos sociais do campo, da floresta, das águas e das cidades de abrangência nacional e regional, juntamente com fóruns e outras articulações.

Jorge Luiz, representante de Careiro da Várzea; Mário Ono, do setor de Apoio à Agroecologia e produção orgânica e a bióloga Eliane Débora do Idam e demais participantes  no IV ENA.

Mario Ono, do setor de Apoio à Agroecologia e produção orgânica e a bióloga Eliane Débora, do Idam, estão na comitiva do Amazonas, composta por representantes de associações de produtores orgânicos de Manaus, Careiro da Várzea, Rio Preto da Eva e Iranduba, com apoio do Idam, os representantes do Estado do Amazonas realizaram diversas atividades preparatórias da comitiva amazonense através da Rede Maniva, (REMA), voltadas a agricultura orgânica e outras ações de sustentabilidade na produção de alimentos.

Texto: Maria do Carmo Araújo GECOM/IDAM

Fotos:Divulgação/Idam