Comunidades ribeirinhas recebem ajuda humanitária e implementos agrícolas

Em Novo Aripuanã, comunidades ribeirinhas atingidas pela enchente deste ano receberam ajuda humanitária do Governo do Estado, por meio da Defesa Civil do Estado, e também equipamentos para implementação agrícola. A ação coordenada pela prefeitura de Novo Aripuanã, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, contou com o apoio e participação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Novo Aripuanã (Idam/Novo Aripuanã) e da Vigilância Sanitária Municipal de Novo Aripuanã.

Segundo o gerente do Idam em Novo Aripuanã, Celso Rocha, durante os cinco dias de viagem, a comitiva percorreu o rio Aripuanã e visitou cerca de 20 comunidades ribeirinhas. Na ação social foram distribuídos itens de higiene pessoal, materiais de dormitórios, cestas básicas, além de implementos agrícolas.

Foram entregues aos agricultores familiares  motores rabetas, kits de casa de farinha, roçadeiras e kit pescador

Conforme o gerente, para a implementação agrícola foram entregues motores rabetas, kits de casa de farinha, roçadeiras e kit pescador. Foram entregues ainda sacos de fibra e sementes de milho BRS-103, doados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e sementes de milho Caimbé, doadas pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).

“A doação desses itens visa incentivar a produção agrícola e minimizar os transtornos causados aos produtores rurais e agricultores familiares devido a enchente”, disse Rocha.

As comunidades Nova Olinda, Severino, Santo Antônio do Taciua, Amorim, Santo Antônio do Capintuba, Santa Maria, Novo Oriente, Tucunaré, Santana do Arauzinho e Salva Terra, à margem esquerda do Aripuanã, foram beneficiadas com as doações. À margem direita do rio, as comunidades Monte Avante, São Marcos, Boa Frente, Flexal, Santo Antônio do Cipotubau, Boca do Juma, Castanhalzinho, Natal e Pinhãotuba também receberam a ajuda, segundo o gerente.