Conhecimento técnico sobre criação de peixes é incentivado em Benjamin Constant

Foto : IDAM / Benjamin Constant
Foto : IDAM / Benjamin Constant

Agricultores familiares das comunidades Guanabara 1, Guanabara 3 e Nova Aliança, localizadas à margem direita do Rio Solimões, pertencentes ao município de  Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus), receberam a visita da equipe da Unidade Local para  Demonstrações de Métodos (DM’s) sobre biometria (pesar e medir o pescado). A ação tem como objetivo prestar assistência técnica para as famílias rurais sobre como manter a criação de peixes. O Governo do Amazonas por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) vem investindo em programas para fortalecer o setor.

A atividade foi desenvolvida pelo engenheiro de pesca Antônio Silva Parente, que explicou aos agricultores como fazer a biometria mensal. “Verificamos que os tanques não estão no padrão recomendado e isso ocasiona um resultado negativo. Os  produtores não estão seguindo as orientações passadas pelos técnicos da ATER”, disse o Silva.

Segundo o engenheiro, um dos principais fatores para o não desenvolvimento das espécies é a falta de observação da capacidade de suporte do ambiente de criação (densidade adequada), quantidade de ração ofertada aos peixes e qualidade da água.

Para o técnico em pesca da Unidade Local do IDAM no município, Michel de Oliveira Souza, a atividade requer alguns cuidados com os peixes, e a alimentação é uma delas. “O cultivo desses tambaquis tem percentuais inferiores aos peixes manejados corretamente. A alimentação, temperatura, qualidade e quantidade da água o modo correto de alimentação são fatores fundamentais para o crescimento da espécie. Estamos alertando os agricultores para que possam praticar o manejo correto”, explicou Michel.

Acesso ao crédito

Extensionistas também realizaram visitas técnicas e vistorias as propriedades rurais de agricultores beneficiários do Banco do Povo, nas comunidades Prosperidade, Bom Caminho, Filadélfia, Feijoal e estrada do Umarizal e assentamento Crajari. A visita faz parte do programa para liberar a segunda parcela do recurso, durante a vistoria foram feitos georreferenciamento da área.  Aproximadamente são 30 agricultores que estão com projetos aprovados em diversos setores.

Foto : IDAM / Benjamin Constant
Foto : IDAM / Benjamin Constant