Convênio com MDA vai permitir Internet nas Unidades Locais do Idam

O Idam deu a ordem de serviço para que a empresa Hughes inicie os trabalhos de instalação dos equipamentos que vão viabilizar o acesso a Internet nas Unidades Locais de todo o Estado.
A previsão é que até dezembro deste ano o Projeto esteja em pleno funcionamento, o que vai facilitar o trabalho do Instituto, principalmente por conta da aproximação entre a capital e o interior.
O projeto é resultado do convênio No. 128/2007, assinado pelo Idam e o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e visa contribuir com a comunicação municipal, objetivando um processo de integração entre as Unidades Locais, escritório central e a sociedade. Ele está orçado em um 1 milhão e 160 mil reais. Em reunião realizada entre os representantes da empresa Hughes, Seduc, Prodam e Idam, no último dia 3, quinta-feira, foram definidos os últimos detalhes. Serão implantados 15 pontos/clientes compatíveis com o Ponto Cliente (PC) utilizado no Projeto Amazônia Digital e consta de: rádio receptor com instalação ao tempo com proteção total contra ação do sol, chuva e vento; taxa de operação de no mínimo 6 Mbps (download e upload); Interface compatível com IEEE 802.3u; faixa de operação de 5,8GHz; capacidade de alcance em linha de visada (LOS) de pelo menos 8 km, e sem linha de visada (NLOS) de pelo menos 2km; suporte a criptografia AES, além de 50 kits Vsat compatível com o Projeto de Ensino Médio com Mediação Tecnológica da Seduc, composto por: 01 antena parabólica de 1,8m; 01 rádio transmissor; 01 LNB e 01 roteador satélite. A empresa responsável vai fornecer, equipar, instalar e fazer a manutenção do serviço.
Segundo o diretor administrativo-financeiro do Idam, Ordival Rubim, hoje todas as unidades dispõem de estrutura adequada para receber Internet, inclusive com modernos aparelhos de informática.