Corrente de colaboração garante renda aos agricultores familiares e alimentos a entidades filantrópicas

A ação terá duração de três meses, podendo ser prorrogada conforme a necessidade e duração da pandemia

O abastecimento de alimentos está entre as atividades essenciais que não foram interrompidas no período de combate a Covid-19. Em vista disso, o Governo do Amazonas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), tem apoiado os agricultores familiares e produtores rurais no escoamento de safras e abastecimento de mercados. Além disso, os alimentos produzidos pela agricultura familiar têm beneficiado organizações filantrópicas, por meio de compras institucionais com doação simultânea.

No município de Benjamin Constant, a 1.121 quilômetros da capital, em três semanas foram entregues ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) quase 5 toneladas de alimentos produzidos por agricultores locais. De acordo com o gerente do Idam em Benjamin Constant, Denis Lima, foram entregues 800 quilos de mamão, 800 quilos de macaxeira, 800 quilos de banana, 700 quilos de hortaliças, 1.100 quilos de polpa de açaí, 600 quilos de polpa de cupuaçu e 100 quilos de polpa de araçá.

Essas doações fazem parte de uma ação do Governo do Amazonas, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e o Idam, para garantir renda aos agricultores familiares que trabalhavam em feiras, no município. “O Governo está comprando, de 42 famílias de feirantes, R$ 200,00 de alimentos por semana, totalizando um valor de R$ 800 por mês para cada família beneficiada”, explicou o gerente.

A corrente de colaboração tem a participação do Cras que, por sua vez, é responsável por destinar esses alimentos às organizações filantrópicas e comunidades carentes. A ação terá duração de três meses, podendo ser prorrogada conforme a necessidade e duração da pandemia. O objetivo é a manutenção de renda aos agricultores familiares, o abastecimento de alimentos e, a segurança alimentar e nutricional das entidades carentes.