Crédito Rural: Governo do Amazonas repassa mais de R$ 750 mil a pescadores artesanais de Anamã

Financiamento será destinado ao incremento da pesca no município

A pesca artesanal de Anamã (a 165 quilômetros de Manaus) foi beneficiada com R$ 759 mil em crédito rural. O valor beneficiou 16 pescadores do município, que solicitaram o recurso junto ao Governo do Amazonas, por meio Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam).

Entregue na última sexta-feira (05/07), os recursos foram entregues em forma de equipamentos — motores rabeta e de popa —, apetrechos e implementos de pesca, e em recursos para o custeio da atividade, segundo o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Anamã, George Grijó. “É um avanço para o setor primário local, assim como para a geração de emprego no município. O recurso auxiliará, e muito, nas atividades dos pescadores contemplados”, disse.

O gerente destacou ainda que a unidade local do instituto segue na atuação relacionada à obtenção de crédito rural. “Os projetos de créditos são elaborados pelos técnicos do Idam e, posteriormente, encaminhados à Afeam, a responsável pela concessão do recurso financeiro. Portanto, os produtores interessados no serviço, podem procurar a nossa UnLoc”, destacou.

Além do crédito rural, Grijó destacou que o Idam também atua na regularização dos trabalhadores, uma vez que para acessar o recurso, o trabalhador precisa estar com a documentação em dia. Entre os documentos viabilizados pelo instituto estão o Cartão do Produtor Primário (CPP), o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

FOTO: Divulgação/Idam