Criadores de Abelhas em Urucará recebem apoio técnico do IDAM

Em Urucará, a 281 quilômetros de Manaus, criadores de abelhas das comunidades Amanary, Bonança, Boa Esperança, Castanhal, Paraná do Comprido e Marajazinho, receberam 70 visitas técnicas para levantamento e georreferenciamento, coordenada pela gerente de Animais Silvestres do IDAM, Eliane Soares, acompanhada pelo técnico Carlos Leilson Mota, além da equipe de extensionistas da unidade local do município e membros da Secretária Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa).

O período de visitas aconteceu entre os dias 21 e 24 de novembro. No encerramento, ocorreu uma palestra voltada para a importância da regularização ambiental e a aquisição do Cadastro Técnico Federal (CTF), junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e também o Licenciamento Ambiental Único (Lau) emitido pelo Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam). O evento contou com a participação de 58 criadores.
Segundo Eliane Soares, as visitas e a palestra foram de grande proveito técnico. “Além de contribuir para que esses criadores estejam legalmente aptos para a criação de abelhas sem ferrão, por meio da aplicação da legislação estadual voltada a fauna silvestre, este trabalho permitiu visualizar o potencial produtivo de mel do município, que é bastante promissor”, explicou a gerente.

A atividade foi fruto de uma cooperação técnica, firmada entre o Governo do Estado, através do IDAM, e a prefeitura de Urucará, sendo viabilizada pelo presidente do IDAM, João Campelo, atendendo à solicitação do prefeito Enrico Falabella, que deu total apoio logístico, juntamente com a equipe da Unidade Local do IDAM.