Cultura do Abacaxi

O abacaxi é uma herbácea pertencente à família Bromeliaceae, nativo do Brasil, cujo cultivo se adapta sob uma longa faixa de temperatura (5 a 40 ºC, com melhor desenvolvimento de folhas e raízes entre 22 a 32 ºC).

O fruto pode ser utilizado tanto para consumo in natura, como para processamento industrial para produção de suco ou concentrado, compota, sorvete, gelatina, geleia, fruta cristalizada, licor, vinho, vinagre, cachaça, álcool, ácido cítrico, málico e ascórbico, rações para animais e bromelina (enzima proteolítica de uso medicinal). Seu talo pode ser aproveitado para extração de bromelina, sendo também fonte de amido. As folhas podem ser utilizadas para a obtenção de fibras. De alto valor dietético, a polpa contém boa quantidade das vitaminas A, B1 e C, e, ainda, a bromelina que favorece a digestão.

O plantio do abacaxi é realizado em sulcos ou covas, em fileiras simples ou fileiras duplas, com densidades de 27 mil (1,20 x 0,30 metro) e 35.000 (1,00 x 0,40 x 0,4 metro) plantas por hectare.

LINK: http://www.idam.am.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/Abacaxi.pdf