Cultura do Feijão

De origem africana, introduzido no Brasil pelos colonizadores portugueses, o feijão-caupi é um dos principais componentes da dieta alimentar nas zonas rurais do Norte e Nordeste.

Nutricionalmente o feijão caupi é uma fonte de proteínas e apresenta todos os aminoácidos essenciais, carboidratos, vitaminas e minerais, além de grande quantidade de fibras dietéticas e baixa quantidade de gordura. Sendo por esse motivo cultivado principalmente para a produção de grãos, secos ou verdes, para o consumo humano, in natura, na forma de conserva ou desidratado. Além disso, é utilizado como forragem verde, feno, ensilagem, farinha para alimentação animal e adubação verde e proteção do solo.

O melhor período para o plantio das variedades de feijão-caupi de ciclo médio é a metade do período chuvoso de cada região. Já as variedades precoces, o ideal é plantar dois meses antes do término do período chuvoso, visando evitar a colheita em períodos de grande

pluviosidade. Além disso, recomenda-se também o plantio escalonado, que consiste em distribuir variedades com diferentes características de ciclo de desenvolvimento, em diferentes épocas, dentro do intervalo mais indicado em cada região.