Cultura dos Citros

Os citros são espécies originárias das regiões trópicas e subtropicais da Ásia e do arquipélago Malaio, que foram introduzidas no Brasil durante as primeiras expedições colonizadoras. Encontrando melhores condições de produção, resultando na liderança mundial da citricultura brasileira, promovendo o crescimento socioeconômico, da balança comercial nacional e a geração direta e indireta de emprego e renda na área rural.

Os frutos podem ser tanto consumidos in natura, quanto utilizados na produção de sucos. O caule pode ser aproveitado para lenha. Algumas espécies são utilizadas na produção de ácido cítrico e matéria prima para a indústria farmacêutica.

O plantio é realizado preferencialmente no período chuvoso de cada região. Deve-se sempre evitar os dias ensolarados e quentes, dando preferência aos nublados e de temperatura mais amena, sem ventos. As mudas devem ter seu colo um pouco acima do nível do solo (aproximadamente 5 cm) e recomenda-se que as mudas de torrão sejam forradas na própria embalagem, pois  oferecem maior segurança, isto é, apresentam índice de pegamento muito maior que as de raiz nua e requerem menores cuidados no plantio.

LINK: http://www.idam.am.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/Sistema-de-Produção-de-Citros-para-o-Amazonas_compressed-1.pdf