Curso ajuda melhorar a qualidade da farinha em Guajará              

Agricultores reunidos recebendo orientação da técnica Aldenir Lima de Menezes
Agricultores reunidos recebendo orientação da técnica Aldenir Lima de Menezes

Em busca de melhorar a qualidade da farinha, o Governo do Estado por meio da Unidade Local do IDAM, em Guajará (distante 1.476 km de Manaus) realizou entre os dias 17 a 19 de Novembro, na comunidade ribeirinha do Paraná da Floresta, o curso de “Melhoria da Qualidade da Farinha de Mandioca”.

O objetivo do curso foi capacitar os agricultores familiares sobre as boas práticas para produção de farinha, buscando qualidade do produto, técnicas de manuseio e cuidados com a higiene.

Foto : IDAM / Guajará
Foto : IDAM / Guajará

A atividade foi ministrada pela engenheira agrônoma da Unidade Local, Aldenir Lima de Menezes, que orientou os 20 agricultores familiares sobre as técnicas de higienização e manuseio dos equipamentos utilizados no processo de fabricação. “Temos que estimular as famílias a produzirem o alimento dentro dos padrões de qualidade, sempre levando em consideração a importância da higienização durante todos os processos de produção”, concluiu Aldenir.

Para o gerente da Unidade Local do município de Guajará, Antônio Diones Silva de Souza, o curso proporciona aos agricultores familiares conhecimentos técnicos melhorando a produção e a qualidade da farinha. “Metodologias como essa precisam ser repassadas aos produtores, com isso ele atenderá as exigência do mercado com um produto de alta qualidade proporcionando crescimento econômico, mais renda e qualidade de vida”, explicou Diones.

Vale ressaltar, que o município produz anualmente 3mil e 600 toneladas de farinha, que são  distribuídas aos comércios  locais, feiras do município e mercados da capital.