Curso de boas práticas de produção da farinha é realizado pelo IDAM em Ipixuna

Os agricultores da comunidade Lago do Sacado localizada no município de Ipixuna (a 1.367 quilômetros de Manaus), foram beneficiados com curso de melhoramento e padronização de qualidade da farinha, o curso foi ministrado entre os dias 19 a 21 de novembro pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM).A ação faz parte do Convênio Pacto Federativo nº. 720332/2009 MDA/IDAM.

A atividade foi ministrada pela extensionista da Unidade Local do IDAM/Ipixuna, Lauricirda Maria Lopes Elias, que orientou os 20 agricultores familiares sobre as técnicas de higienização e manuseio dos equipamentos utilizados no processo de fabricação. Outro tema abordado, foi a importância de construir uma casa de farinha na comunidade, com o objetivo de aumentar a produção e agregar valor melhorando a qualidade do produto.

Durante o curso o gerente da Unidade Local do IDAM/Ipixuna, Luciano Lobo Pinheiro Vaz, ressaltou a importância da casa de farinha higiênica e da utilização de técnicas e equipamentos para melhoria na qualidade do produto. “A casa de farinha irá produzir uma produto de alta qualidade, proporcionando mais renda e qualidade de vida aos agricultores envolvidos”, explicou Luciano.

INAUGURAÇÃO

Ao encerrar o curso os agricultores familiares participaram da inauguração de uma Unidade de Casa de Farinha. O local vai beneficiar mais de 40 famílias que desenvolvem a atividade com uma estrutura mais adequada.