Curso de Cadeias de Valor promove apoio as comunidades indígenas.

Termina hoje , 26 , no Centro de Treinamento Laura Vicuña, o “Curso de Cadeias de Valor com organizações de apoio a povos e comunidades indígenas do Estado do Amazonas – Promoção de Cadeias de Valor: Metodologia Value Links B”.Inicializado noúltimo domingo, 22, o eventoé uma realização da Rede de Serviços e de ATER Indígena do Estado do Amazonas juntamente com a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ). O curso contacom a participação de cerca de 24 técnicos de organizações governamentais que prestam assessoria técnica a populações indígenas no estado do Amazonas (IDAM, SEPROR, SEIND), além da participação de técnicos do MMA (Carteira Indígena), do Projeto Demonstrativo dos Povos Indígenas (PDPI/MMA) e da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA).
Oevento tem como objetivodisseminar entreos participantes osconhecimentos e aplicação da metodologia Value Link na promoção das cadeias de valor. A GTZ foi a responsável pela iniciação dessa metodologia no Brasil, em 2008. A metodologia Value Link visa diagnosticar, analisar, alavancar e monitorar as principais cadeias de valor de produtos da sociobiodiversidade, contribuindo, portanto, para a consolidação das cadeias de uma forma geral e para a distribuição mais adequada dos benefícios por elas gerados.
Durante os quatro dias de curso, os participantes estão tendo a oportunidade de conhecer as funções de cada instituição envolvida no processo,os fluxos de valores e informação, bem como planejar e avaliar as potenciais intervenções.
Para os participantes da oficina, esta metodologia é adequada e oportuna para o trabalho com as comunidades indígenas, em vista de seu processo de desenvolvimento, por exigirem atenção redobrada no trato com sua cultura, costumes, estilo de vida .